Sim, é uma limitação comum em receptores GPS. Dispositivos receptores de sinal de GPS, em condições de céu aberto, possuem uma precisão em torno de 5 metros (gps.gov), fazendo com que cada aquisição de posição pela antena resulte em uma coordenada diferente, provocando a impressão de movimento. A estimativa de posição pode piorar quando existem obstruções ao sinal como construções e árvores devido ao bloqueio, atenuação ou reflexão do sinal de GPS.
Não há evidências explicitas de que a rede de transmissão elétrica cause interferências significativas no sinal de GPS. Trabalhos de pesquisa sobre esse tema já foram realizados e mostram que é improvável que isso seja um fator relevante (Alsalman, A. S. A; Silva, J. M. e Olsen, R. G.; Rabah, M. e El-Hattab, A.).
Além disso, testes realizados internamente pela Vygora não detectaram variações no funcionamento do equipamento estando abaixo de uma rede de alta tensão. Caso seu dispositivo esteja perdendo a precisão, outros fatores podem estar influenciando como obstruções ao sinal, geometria dos satélites, configuração inadequada ou defeito.
Ainda que interferência não seja um problema, sempre tome os devidos cuidados ao trabalhar próximo de condutores de alta tensão observando atentamente as dimensões da máquina ou equipamento e as estruturas metálicas como torres e estais (cabos de aço que prendem os postes ao chão).
Esse problema acontece devido a imprecisão do GPS. Com o aparelho ligado, a posição do equipamento é constantemente atualizada, mantendo o alinhamento das coordenadas. Já quando o aparelho é desligado, uma posição diferente da última pode ser obtida pela antena na primeira aquisição, em decorrência das limitações de precisão do sinal de GPS e mudanças na geometria de satélites. Como consequência, o sistema de coordenadas lógicas (do equipamento) pode desalinhar com a posição no mundo real.
Para corrigir esse problema em seu equipamento, basta clicar no botão ADJ/Pos na tela de trabalho e utilizar as setas para atualizar o georeferenciamento do mapa. Se o botão não aparece, toque na parte esquerda da tela de trabalho.
Basta clicar no botão Curva e seguir o percurso desejado. Na próxima passada, o equipamento gera uma linha adjacente ao trajeto anterior.
Entre em Contato conosco, tentaremos esclarecer a sua dúvida da melhor forma possível.